Juscelino Kubitschek - 1954

 

Os chamados Anos Dourados avançaram ao som tranquilo da Bossa Nova, com o surgimento musical de Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto. Em outubro de 1955, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil e continuou apostando em Anísio Teixeira, mantendo-o à frente do Inep para respaldar, no campo crucial e estratégico da educação, seu Plano de Metas, que prometia fazer o Brasil avançar 50 anos em cinco. E foi justamente no final dos anos 1950, no contexto desenvolvimentista e vanguardista de JK, que registramos um dos mais importantes eventos de nossa história: a construção de Brasília, a nova capital da República, no Planalto Central do país, a maior cidade do mundo construída no século XX.

Centros Regionais de Pesquisa Educacional - (CRPE) - 1955

 

Em 28 de dezembro de 1955, um pouco antes da posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira como novo presidente da República, Anísio Teixeira encaminha a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), no Rio de Janeiro, ao qual estavam vinculados cinco centros regionais estrategicamente localizados em Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, São Paulo e Recife, dando forma a uma rede articulada com universidades públicas e com secretarias de educação. Até o ano de 1961, o CBPE esteve relacionado a acontecimentos importantes da política educacional brasileira, como a tramitação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Congresso Nacional, a organização da Campanha em Defesa da Escola Pública, a Campanha Nacional de Erradicação do Analfabetismo, a criação da Universidade de Brasília, dentre outros. O CBPE, juntamente com o Centro de Documentação Pedagógica, também idealizado por Anísio Teixeira, recolocou o Inep na primeira pauta do Ministério da Educação e das decisões nacionais nesse campo, o que levou o instituto a voltar a ser considerado como um ministério dentro do ministério, como nos tempos de Lourenço Filho.

Centro Educacional Carneiro Ribeiro - 1955

 

O Centro Educacional Carneiro Ribeiro, conhecido como a Escola Parque de Salvador, é uma instituição de ensino localizada nos bairros da Liberdade, Caixa D'água, Pero Vaz e Pau Miúdo, em Salvador (Bahia). É considerada uma instituição de ensino pioneira no país por trazer, em sua gênese, a proposta então revolucionária de educação profissionalizante e integral voltada para as populações mais carentes. Teve, por idealizador, o pedagogo Anísio Teixeira e foi concretizada no governo de Otávio Mangabeira. Seu nome homenageia o médico, professor, linguista e educador baiano Ernesto Carneiro Ribeiro, também conhecido pela polêmica mantida com Rui Barbosa, seu ex-aluno, acerca da revisão ortográfica do Código Civil Brasileiro.

Inaugurado em 21 de setembro de 1950, o Centro revolucionou as propostas educacionais no país e deu projeção nacional ao seu idealizador, o baiano Anísio Teixeira. Faziam parte, das suas propostas de ensino, a realização de cursos de corte e costura, marcenaria e trabalho sobre couro, além de cursos de arte com a participação de artistas como Mário Cravo e Carybé, autores de alguns gigantescos painéis que ornamentavam as instalações da escola. Carybé, que era argentino, no mesmo ano de sua atuação na escola, 1950, mudou-se definitivamente para Salvador, onde residiria até sua morte.

A Escola Parque serviu de inspiração para uma iniciativa similar de mesmo nome na cidade de São Paulo nos idos de 1947 que, por sua vez, influenciou fortemente os projetos arquitetônicos dos 21 Centros Educacionais Unificados construídos em São Paulo no início do século XXI. Segundo alguns estudiosos, a escola também teria inspirado a criação dos Centros Integrados de Educação Pública no Rio de Janeiro durante a década de 1980 pelo então secretário estadual de educação Darcy Ribeiro.

O projeto, popular e voltado para a inclusão social, não teve, entretanto, seguimento pelos governos seguintes, vindo a ser mesmo abandonado em suas propostas iniciais, sobretudo durante o Regime Militar, o qual cassaria seu idealizador, Anísio Teixeira.

Centro Brasileiro de Pesquisa Educacional (CBPE) - 1955

 

No contexto da criação do CBPE, em fins de 1953, Anísio Teixeira organiza o Centro de Documentação Pedagógica, que deveria sistematizar os trabalhos desenvolvidos pela "Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar" (Cileme) e pela "Campanha do Livro Didático e Material de Ensino" (Caldeme), a fim de subsidiar a divulgação dos resultados obtidos. Surge assim a biblioteca do CBPE, que também mantinha documentação relativa às necessidades dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelas diferentes divisões do Inep, repositório de bibliografia sobre Educação e áreas correlatas, além de uma completa Brasiliana. A Biblioteca do CBPE mantinha também um cadastro bibliográfico e de instituições educacionais e de educadores do Brasil e do mundo, bem como um Museu Pedagógico, destinado a demonstrar a evolução das doutrinas, práticas educacionais, material de ensino, especialmente em relação ao pais, cabendo-lhe ainda manter filmoteca, discoteca, arquivo de fotografias e gravuras. Era o Pedagogium mantido vivo no coração do Inep.

Dentre diversos instrumentos de divulgação das pesquisas e experimentos realizados no CBPE, é importante assinalar a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, publicada desde 1944.

O atual Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), que pode ser apontado como uma continuação da biblioteca do CBPE, foi criado em 1981 e é oriundo da fusão de onze bibliotecas existentes até então na sede do Ministério da Educação em Brasília. É devotado à área da Educação, atua nos segmentos de Biblioteca e Arquivo, sendo também depositário da documentação gerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo MEC. O Cibec está localizado na sede do Inep, que fica no Edifício Villa Lobos, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 04, térreo, em Brasília (DF). Para entrar em contato, basta mandar e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

Escola Parque das superquadras sul 307 e 308 - 1960

 

O Plano de Construções Escolares elaborado por Anísio Teixeira e o plano de ensino a ele subjacente previram para Brasíila um sistema educacional cuja base eram os Centros de Educação Elementar, constituídos por um Jardim de Infância para a alfabetização das crianças, quatro Escolas Classe para aprendizagem de disciplinas básicas estabelecidas pelos parâmetros educacionais então vigentes e uma Escola Parque para aprendizagem de atividades desportivas, culturais, sociais e artísticas, que contava também com oficinas voltadas para práticas de trabalho. O ensino-aprendizagem proposto no âmbito dos Centros de Educação Elementar deveriam ser desenvolvidos por meio da integração e articulação entre as escolas, formando uma rede educativa no interior da Unidade Vizinhança. Assim, os estudantes do ensino primário deveriam frequentar tanto a Escola Classe como a Escola Parque, em períodos alternados, escolhidos nos turnos matutino ou vespertino, perfazendo uma jornada escolar de oito horas/aulas diárias.


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