Este portal comemorativo dos 80 anos do Inep constitui um material integrado ao livro comemorativo que, em um formato digital, pode aqui ser acessado e que é apresentado pela Profa. Maria Inês Fini, Presidente do Instituto, nos seguintes termos:
 
O surgimento do Inep na década de 1930 foi cercado de eventos e articulações políticas e sociais para atender necessidades educacionais urgentes inspiradas principalmente pelos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Um alinhamento de oportunidades e perspicácia dos fundadores permitiram que o país criasse, naquele momento, um instituto vocacionado a apoiar o Brasil no enfrentamento de questões educacionais estruturais para o desenvolvimento do país.
 
A trajetória apresentada neste livro trata do compromisso do INEP em diferentes momentos de sua história, ressaltando questões estratégicas para o desenvolvimento do país, entre as quais a erradicação do analfabetismo e a educação de jovens e adultos.
 
Em diferentes projetos e ações institucionais, essas questões até hoje mobilizam as equipes técnicas do INEP.
 
Desde sua criação foram 32 mudanças no seu principal cargo de direção, 11 diferentes sedes, em duas capitais, e até mesmo uma “quase” extinção, habilmente revertida, que culminou com a mudança de estrutura, elevando-o ao patamar de autarquia federal.
 
Este livro, numa abordagem histórica, traz ao leitor a oportunidade de entender os primeiros passos do instituto, seus principais desafios, os momentos de guinada em sua trajetória e o contexto histórico no qual tudo isso aconteceu.
 
Narrado em uma linguagem de divulgação científica, que busca fugir do rigor típico dos textos acadêmicos e trazer curiosidades históricas, esta obra fará com que o leitor seja conduzido por uma trilha que não precisa ser rigidamente seguida para que se entenda cada uma das suas diversas partes.
 
O que se busca com esta publicação é levar ao conhecimento do maior número possível de pessoas os trabalhos que foram e continuam sendo produzidos pelos profissionais que atuam direta e indiretamente nas atividades do Inep, promovendo o levantamento de informações e estatísticas educacionais por meio da avaliação da educação básica e superior, o estabelecimento de indicadores de desempenho das atividades de ensino no país, padronizando estatísticas, avaliações educacionais, práticas pedagógicas e de gestão das políticas educacionais, organizando os exames de acesso ao ensino superior, articulando-se com instituições nacionais e internacionais, mediante ações de cooperação institucional, técnica e cientifica bilateral e multilateral.
 
Convido o leitor a percorrer as páginas deste trabalho para vivenciar a redescoberta de fatos instigantes da história das políticas educacionais do Brasil, entremeada nos fragmentos da história do INEP, que durante 80 anos participou ativamente do cenário educacional e social do Brasil, oferecendo de diversas maneiras, em contextos cada vez mais complexos, dados e informações seguras acerca da educação brasileira.
 
Ao conhecer sua atuação no passado e no presente é possível vislumbrar uma caminhada futura cada vez mais participativa no cenário nacional.
Tenham todos uma boa leitura.

Maria Inês Fini
Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
 

Download