Este portal comemorativo dos 80 anos do Inep constitui um material integrado ao livro comemorativo que, em um formato digital, pode aqui ser acessado e que é apresentado pela Profa. Maria Inês Fini, Presidente do Instituto, nos seguintes termos:
O surgimento do Inep na década de 1930 foi cercado de eventos e articulações políticas e sociais para atender necessidades educacionais urgentes inspiradas principalmente pelos signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Um alinhamento de oportunidades e perspicácia dos fundadores permitiram que o país criasse, naquele momento, um instituto vocacionado a apoiar o Brasil no enfrentamento de questões educacionais estruturais para o desenvolvimento do país.
A trajetória apresentada neste livro trata do compromisso do INEP em diferentes momentos de sua história, ressaltando questões estratégicas para o desenvolvimento do país, entre as quais a erradicação do analfabetismo e a educação de jovens e adultos.
Em diferentes projetos e ações institucionais, essas questões até hoje mobilizam as equipes técnicas do INEP.
Desde sua criação foram 32 mudanças no seu principal cargo de direção, 11 diferentes sedes, em duas capitais, e até mesmo uma “quase” extinção, habilmente revertida, que culminou com a mudança de estrutura, elevando-o ao patamar de autarquia federal.
Este livro, numa abordagem histórica, traz ao leitor a oportunidade de entender os primeiros passos do instituto, seus principais desafios, os momentos de guinada em sua trajetória e o contexto histórico no qual tudo isso aconteceu.
Narrado em uma linguagem de divulgação científica, que busca fugir do rigor típico dos textos acadêmicos e trazer curiosidades históricas, esta obra fará com que o leitor seja conduzido por uma trilha que não precisa ser rigidamente seguida para que se entenda cada uma das suas diversas partes.
O que se busca com esta publicação é levar ao conhecimento do maior número possível de pessoas os trabalhos que foram e continuam sendo produzidos pelos profissionais que atuam direta e indiretamente nas atividades do Inep, promovendo o levantamento de informações e estatísticas educacionais por meio da avaliação da educação básica e superior, o estabelecimento de indicadores de desempenho das atividades de ensino no país, padronizando estatísticas, avaliações educacionais, práticas pedagógicas e de gestão das políticas educacionais, organizando os exames de acesso ao ensino superior, articulando-se com instituições nacionais e internacionais, mediante ações de cooperação institucional, técnica e cientifica bilateral e multilateral.
Convido o leitor a percorrer as páginas deste trabalho para vivenciar a redescoberta de fatos instigantes da história das políticas educacionais do Brasil, entremeada nos fragmentos da história do INEP, que durante 80 anos participou ativamente do cenário educacional e social do Brasil, oferecendo de diversas maneiras, em contextos cada vez mais complexos, dados e informações seguras acerca da educação brasileira.
Ao conhecer sua atuação no passado e no presente é possível vislumbrar uma caminhada futura cada vez mais participativa no cenário nacional.
Tenham todos uma boa leitura.
Tenham todos uma boa leitura.
Maria Inês Fini
Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)