Este portal integra o conjunto de materiais comemorativos dos 80 anos do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, que completou, em 2017, 80 anos de atividades a serviço do desenvolvimento do quadro educacional brasileiro. De 1937 a 2017 foram 80 anos de uma história extraordinária, que edificou e modelou a maior e mais especializada instituição de avaliação educacional de todo o mundo ocidental.
De forma integrada com o livro comemorativo, cuja versão digitalizada também pode ser acessada no portal, buscamos aqui percorrer a história do Inep e associá-la com uma visão do presente e do futuro do instituto.
Assim sendo, buscaremos, neste portal, da mesma forma que no livro, abordar a história do Inep em três perspectivas indissociáveis: seu passado, seu presente e seu futuro.
Isto será feito por meio de um conjunto de imagens, as quais evocam elementos históricos que nos permitem compreender a envergadura sem igual do Inep, bem como seu papel de produção de evidências educacionais capazes de subsidiar a elaboração de políticas públicas e a tomada de decisões em todos os níveis de ensino e por todos os componentes da cadeia administrativa do país. Todo o conteúdo do portal poderá ser acessado em três línguas, além do Português: Inglês, Francês e Espanhol .
A primeira perspectiva abordada, que se refere aos 80 anos passados, de 1937 a 2017, coloca em evidência um percurso fascinante que se confunde com a própria história do Brasil republicano. Nos a relatamos por meio de imagens que revelam o percurso histórico singular do Inep ao longo de oito memoráveis décadas.
A perspectiva seguinte evoca o Inep hoje, em 2018, como uma poderosa autarquia federal, incontestável quando se trata do entendimento do cenário atual da educação brasileira, da avaliação de seus resultados, do planejamento de ações futuras e da elaboração de políticas públicas. As imagens escolhidas para retratar o presente do Inep colocam em evidências as principais ações em curso para a avaliação da educação básica e da educação superior, desde o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), criado em 1990, até o recente BASIs (Banco de Avaliadores), criado em 2017.
Por fim, as imagens selecionadas para retratar uma visão de futuro para o instituto buscam situá-lo no aperfeiçoamento e na consolidação de sua missão fundamental de apoio ao Ministério da Educação e a outras agências governamentais e não governamentais na edificação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Cumprir-nos-á, assim e para tanto, medir o sistema educacional em suas dimensões mais íntimas, revelando ao país não apenas a quantidade das escolas, mas a sua qualidade, o tipo de ensino que ministram, os resultados a que chegam no nível primário, no secundário e mesmo no superior. Nenhum progresso principalmente qualitativo se poderá conseguir e assegurar, sem, primeiro, saber-se o que estamos fazendo.
Discurso de posse do Professor Anísio Teixeira no Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v.17, n.46, 1952. p.69-79.