Centro Brasileiro de Pesquisa Educacional (CBPE) - 1955

Centro Brasileiro de Pesquisa Educacional (CBPE) - 1955

 

No contexto da criação do CBPE, em fins de 1953, Anísio Teixeira organiza o Centro de Documentação Pedagógica, que deveria sistematizar os trabalhos desenvolvidos pela "Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar" (Cileme) e pela "Campanha do Livro Didático e Material de Ensino" (Caldeme), a fim de subsidiar a divulgação dos resultados obtidos. Surge assim a biblioteca do CBPE, que também mantinha documentação relativa às necessidades dos estudos e pesquisas desenvolvidas pelas diferentes divisões do Inep, repositório de bibliografia sobre Educação e áreas correlatas, além de uma completa Brasiliana. A Biblioteca do CBPE mantinha também um cadastro bibliográfico e de instituições educacionais e de educadores do Brasil e do mundo, bem como um Museu Pedagógico, destinado a demonstrar a evolução das doutrinas, práticas educacionais, material de ensino, especialmente em relação ao pais, cabendo-lhe ainda manter filmoteca, discoteca, arquivo de fotografias e gravuras. Era o Pedagogium mantido vivo no coração do Inep.

Dentre diversos instrumentos de divulgação das pesquisas e experimentos realizados no CBPE, é importante assinalar a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, publicada desde 1944.

O atual Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), que pode ser apontado como uma continuação da biblioteca do CBPE, foi criado em 1981 e é oriundo da fusão de onze bibliotecas existentes até então na sede do Ministério da Educação em Brasília. É devotado à área da Educação, atua nos segmentos de Biblioteca e Arquivo, sendo também depositário da documentação gerada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e pelo MEC. O Cibec está localizado na sede do Inep, que fica no Edifício Villa Lobos, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 04, térreo, em Brasília (DF). Para entrar em contato, basta mandar e-mail para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..