ERCE/LLECE

ERCE/LLECE - Estudos Regionais Comparativos

Ano de criação: 1997

 

Os Estudos Regionais Comparativos foram desenvolvidos para avaliar a qualidade da educação no ensino fundamental por meio de uma rede de diretores regionais de avaliação educacional na América Latina e no Caribe (Orealc/Unesco).

Os estudos foram desenvolvidos pelo Laboratório Latinoamericano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), que surgiu com base em um acordo entre países da América Latina. O foco principal era melhorar a qualidade e a igualdade das situações educacionais, por meio dos sistemas nacionais de medição e avaliação.

Em 1997 realizou-se o Primeiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Perce). Organizada como um estudo internacional comparativo sobre Linguagem, Matemática e Fatores Associados, a avaliação foi aplicada, pela primeira vez, a alunos do 4º e 5º anos da educação básica. O Perce não só revelou o nível de aprendizagem dos alunos e seus níveis de desempenho, como também deu visibilidade a alguns fatores relacionados a esses resultados.

Considerado uma das maiores conquistas políticas dos países da América Latina nos anos 90, pela primeira vez um modelo de avaliação conseguiu reunir informações comparativas sobre a aprendizagem de alunos da região.

Em 2006 aconteceu o Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce). A segunda edição avaliou o desempenho dos estudantes do 4º e 7º anos do ensino fundamental na América Latina e no Caribe, nas disciplinas de Matemática, Ciências e Linguagem (leitura e escrita).

O Serce se consolidou como um novo projeto do LLECE, que contou com a participação de diversas equipes de avaliadores, pedagogos, especialistas em currículo, peritos na construção de instrumentos, técnicos e monitores latino-americanos. Esses grupos discutiram em conjunto o desenho, a implantação e a análise dos instrumentos. A visão multidisciplinar fez desse estudo um interessante espaço de colaboração, aprendizagem e fortalecimento de capacidades técnicas para as equipes dos sistemas nacionais de avaliação envolvidos. O Serce agregou dezesseis países latino-americanos em torno dessa segunda oportunidade de avaliação da educação básica na América Latina.

A partir de 2000 já havia outra avaliação internacional da educação básica – o Programme for International Student Assessment (Pisa) –, mas os estudos desenvolvidos pelo LLECE continuaram apresentando um caráter diferencial: ao contrário do Pisa, que é voltado para estudantes na faixa dos 15 anos de idade em apenas nove países entre os dezesseis envolvidos com o LLECE, o Serce abrangeu uma maior área em séries específicas do ensino fundamental.

Em 2013 ocorreu o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce), resultado de esforços conjuntos da Unesco/Santiago e dos seguintes países da região da América Latina e Caribe: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e o estado mexicano de Nuevo Leon.

Uma versão piloto foi aplicada em 2012 e sua implementação final ocorreu em 2013. Nesse estudo, a Unesco trabalhou com parceiros de implementação, como o Centro de Medição MIDE UC, na Pontifícia Universidade Católica do Chile, e o Centro de Política Comparada da Universidad Diego Portales, também no Chile. A parceria resultou no desenvolvimento de ferramentas de investigação e formação, permitindo o uso adequado dos dados.

Os resultados de aprendizagem do Terce – comparados aos do Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Serce, 2006) – mostram o progresso que os sistemas de ensino têm alcançado em termos de aprendizagem de Línguas, Matemática e Ciências em alunos do ensino fundamental. Outras inovações foram os "módulos nacionais" de fatores associados, que permitem que os países estudem detalhadamente os fatores coincidentes que afetam a aprendizagem. Como exemplo, foram desenvolvidos módulos para mensurar o impacto da utilização das Tecnologias de Informação e Computação na qualidade do ensino e a relação entre alimentação e aprendizagem.