CENSUP

CENSUP - Censo da Educação Superior

Ano de criação: 2008 (Decreto Nº 6.425)

 

O Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as Instituições de Educação Superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequências de formação específica. Realizada anualmente pelo Inep, essa coleta, que inclui também dados sobre alunos e docentes das instituições, tem o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação de momento e as grandes tendências do setor.

No contexto das informações coletadas sobre as instituições de ensino superior, o Censup reúne dados sobre cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. As estatísticas educacionais produzidas pela pesquisa também oferecem aos usuários informações sobre dados de financiamento estudantil e recursos de tecnologia assistiva às pessoas com deficiência, entre outros.

O censo dispõe individualmente as informações de alunos e profissionais, permitindo que as políticas do setor e seus participantes sejam acompanhados de maneira minuciosa. Além disso, a pesquisa subsidia o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir no cálculo de indicadores de qualidade, como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC).