TALIS

TALIS - Teaching and Learning International Survey
Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem

Ano de criação: 2007

 

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey – Talis) coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas de diversos países. A comparação de informações atualizadas e que levam em conta o ponto de vista dos profissionais atuantes pode ajudar os países na revisão e definição de políticas para o aprimoramento da profissão docente.

Pesquisadores e gestores de políticas podem utilizar os dados gerados pela Pesquisa Talis para identificar outros países que enfrentam desafios semelhantes aos seus. Além disso, o contato possibilita o aprendizado de outros tipos de políticas públicas.

No ano de 2007, o Brasil participou da primeira rodada da pesquisa. O foco principal foi o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores das séries/ anos finais do ensino fundamental.

A segunda rodada da pesquisa ocorreu em 2013 e o Brasil, igualmente, estava presente. Houve uma pequena alteração no foco, que priorizou informações sobre liderança escolar, formação de professores, avaliação e feedback para o professor, crenças pedagógicas e percepção de autoeficácia dos professores.

Os focos da pesquisa foram professores dos anos finais do ensino fundamental e seus respectivos diretores em escolas públicas e privadas. A amostra de cada país foi desenhada e selecionada pelo StatCan (Statistics Canada), a agência federal de estatísticas do Canadá.

Espera-se que a Talis tenha seguintes vertentes investigativas:

  • A qualidade das práticas e crenças dos professores no ensino;
  • O ambiente de aprendizagem: características de professores e escolas;
  • A importância da liderança escolar;
  • O exame das práticas profissionais e do ambiente de sala de aula dos professores;
  • A relevância da formação dos professores;
  • A melhora do ensino através do desenvolvimento profissional, da avaliação e do feedback;
  • A investigação da relevância do clima escolar, dos ambientes de aprendizagem e das relações com as partes interessadas;
  • A auto-eficácia do professor e a satisfação no trabalho: por que eles são importantes?;
  • A abertura dos professores à inovação em sala de aula;
  • As questões relacionadas à equidade e à diversidade em sala de aula.

A Talis é coordenada em âmbito internacional pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A pesquisa entrevista professores que atuam em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, além dos diretores de suas respectivas escolas. O questionário da Talis contém perguntas sobre a formação inicial e continuada dos professores, suas práticas e crenças pedagógicas, além de levantar informações sobre o ambiente escolar.

No caso específico do Brasil, a utilização de uma lista preliminar com os dados advindos do Censo Escolar sobre os professores daquela escola imprimiu maior celeridade à composição da lista final de professores aptos a participarem da pesquisa em cada escola.