RIACES

RIACES - Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação

Ano criação: 2003. O Brasil é membro desde 2004.

 

Descrição sumária: A Rede Ibero-americana para Acreditação da Qualidade da Educação Superior (Riaces) é uma associação sem fins lucrativos que reúne agências de avaliação e credenciamento de dezoito países ibero-americanos e se destina a promover, entre os participantes, a cooperação e o intercâmbio em matéria de avaliação e credenciamento da educação superior, contribuindo assim para a garantia da qualidade da educação superior nesses países.

Surgida em 2002, por ocasião da Conferência sobre “Qualidade, Transparência e Acreditação da Educação Universitária”, a Riaces é resultado de um processo de aproximação entre representantes de agências e governos latinoamericanos e caribenhos (Argentina, Colômbia, Cuba, Chile, México e Guatemala), com a finalidade de criar uma rede sobre a qualidade da educação superior. O papel da Aneca é fundamental na constituição da rede, em razão da experiência que a Espanha – país pertencente ao bloco europeu – vivia com o processo de Bolonha.

As discussões levadas a partir de 2002 tinham como foco o apoio a movimentos de cooperação, integração e iniciativas entre os países participantes, no sentido de fortalecer ou forjar mecanismos de garantia da qualidade da educação superior e estreitar laços em matéria de avaliação e acreditação. Essas discussões levaram à constituição formal da Riaces em 2003, na cidade de Buenos Aires.

A atuação da Riaces está voltada para fomentar iniciativas de acreditação da qualidade da educação superior, em especial aquelas que favoreçam o surgimento de novas agências ou sistemas nos países-membro. Na busca da troca de experiências e do conhecimento mútuo, pode-se dizer que a Riaces se baseia na ideia de cooperação técnica e no intercâmbio humano e intelectual entre os sistemas universitários.

O Brasil participa como membro da Riaces desde 2004. A rede conta, também, com representantes de Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Ela também reúne organismos internacionais, como o Conselho Superior Universitário Centroamericano (CSUCA), o Instituto de Educação Superior da América Latina e Caribe (Iesalc) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).