CELPE-BRAS

CELPE-BRAS - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Ano criação: 1998

 

O Celpe-Bras é o certificado brasileiro oficial de proficiência em Português como língua estrangeira. É aplicado pelo Inep no Brasil e em outros países, com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Suas provas são realizadas em postos aplicadores, instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e difusão da Língua Portuguesa.

O Celpe-Bras passou a ser aplicado em 1998, tendo ocorrido em cinco postos no Brasil – UFRGS, Unicamp, UFRJ, UFMG e UFPE – e três no exterior – Buenos Aires, Assunção e Montevidéu. Na oportunidade, 127 candidatos participaram do certame.

O Celpe-Bras, desde seu início, teve como propósito o foco na comunicação e na necessidade de agir no mundo em Língua Portuguesa. O exame fundamenta-se na ideia de proficiência enquanto uso adequado da língua para desempenhar ações no mundo. Para isso, leva em consideração não apenas aspectos textuais, mas, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação.

Por ser de natureza comunicativa, o Celpe-Bras tem ênfase no uso da língua e conta com avaliações integradas que envolvem compreensão e produção oral e escrita. O exame, portanto, não afere conhecimentos de Língua Portuguesa por meio de questões sobre gramática e vocabulário, mas sim avaliando a capacidade de uso dessa língua, independentemente das circunstâncias em que o participante aprendeu.

A elaboração e a aplicação do Celpe-Bras contam com a colaboração de uma comissão técnico-científica, de caráter consultivo, composta por professores especialistas em avaliação e ensino de Português para falantes de outras línguas, selecionados por meio de chamada pública.

Níveis de Proficiência

O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa. Para obter o certificado, é preciso alcançar, tanto na parte escrita quanto na parte oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência das partes do exame for diferente, prevalecerá o nível mais baixo.

Além de funcionar como suporte importante à entrada na vida universitária – ou no decorrer do percurso acadêmico – o Celpe-Bras também pode ser usado como comprovação de proficiência no mercado de trabalho. Existem muitas empresas multinacionais, asiáticas por exemplo, que exigem que seus funcionários tenham o Celpe-Bras para trabalhar em setores de comércio com o Brasil.

Nem todas as universidades federais brasileiras aplicam o Celpe. O objetivo é que isso ocorra em breve, conforme consta no edital do Programa Idiomas sem Fronteiras, lançado no ano de 2016: as universidades federais devem oferecer cursos de PLA e estar abertas a se tornarem centros aplicadores do Celpe-Bras.

Para ser credenciada, uma instituição fora do país precisa demonstrar que atende aos requisitos de idoneidade, atuação efetiva e qualificação de sua equipe. Para fazer essa acreditação, é necessário enviar uma missão brasileira para conhecer e vistoriar essa instituição, ou delegar essa tarefa a alguém da embaixada brasileira. Vários documentos são requisitados pelo Inep para credenciar um novo posto aplicador, uma vez que essa instituição, no futuro, atuará também para realizar a avaliação da parte oral do exame.