BNI - Banco Nacional de Itens
Ano de criação: 22 de outubro de 2013 (Lei nº 12.871)
O Banco Nacional de Itens (BNI) é uma coleção de itens de testes de natureza específica, disponíveis para a construção de instrumentos de avaliação promovidos pelo Inep. Foi criado para fornecer insumos para as diversas avaliações que o Inep desenvolve, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova ou questionário.
Os processos que utilizam os itens que compõem o BNI são:
- Provinha Brasil;
- Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb);
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja);
- Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa);
- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);
- Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida);
- Prova Nacional de Concurso para o Ingresso na Carreira Docente;
- Certificado de Proficiência na Língua Brasileira de Sinais (Prolibras); e
- Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras).
Como o INEP é responsável pela elaboração e aplicação de avaliações nacionais em larga escala da educação brasileira, a existência do BNI é fundamental para que o instituto possa cumprir sua missão.
A aplicação de instrumentos de medida e a análise de seus resultados são fundamentais para que o Inep produza análises e publique os seus indicadores/ índices. No caso da educação, um instrumento de medida muito utilizado é o teste, o qual pode ser desenhado para medir o desempenho dos participantes em determinadas situações, com o objetivo de realizar inferências sobre o processo educacional em desenvolvimento.
Uma atividade necessária para que essas avaliações aconteçam é a manutenção de um banco de itens que ofereça subsídios para construir os testes.
A existência de um Banco Nacional de Itens (BNI) no Inep é necessária para que se tenha uma quantidade expressiva de itens com comprovada qualidade técnico-pedagógica e psicométrica para comporem os testes de uma avaliação em larga escala.
O Guia de Elaboração e Revisão de Itens apresenta as orientações do Inep para a construção e revisão de itens para testes de avaliação, considerando a literatura especializada na área, e se estrutura da seguinte forma: Definições e conceitos; Estrutura do item de múltipla escolha; Etapas para elaboração de item; Especificações para apresentação do item; Etapas de validação de item; e Protocolo de revisão de item.
A manutenção do BNI depende da entrada constante de itens de qualidade. Para tanto, educadores e pesquisadores da educação brasileira são chamados a colaborar nessa construção, elaborando itens que possam fazer parte desse banco. Em atividades dessa natureza, a experiência docente é de fundamental importância para que se possa elaborar itens em consonância com o contexto educacional. Para isso, o Inep realiza chamadas públicas para a construção de uma rede de colaboradores interessados em elaborar e revisar itens para o Banco Nacional de Itens, constituindo o Banco de Colaboradores do BNI para cada avaliação ou exame em desenvolvimento.
As chamadas públicas fazem parte do processo de estruturação da rede de colaboradores do Inep, que participam de capacitações, de oficinas de elaboração/ revisão, de painéis de revisão de itens e de outros eventos que os capacitam e qualificam a produzir para o Banco Nacional de Itens (BNI) ou para as diretorias do Inep. A participação da comunidade educacional e acadêmica de todo o Brasil amplia a diversidade e melhora a adequação dos instrumentos para a avaliação da educação do país.