ANASEM

ANASEM - Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina 

Ano de criação: 2013 (Lei nº 12.871) 

 

A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) foi prevista na lei federal que instituiu o Programa Mais Médicos. Está orientada para estudantes do 2º, 4º e 6º anos e prevê o emprego de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

A Anasem constitui componente curricular obrigatório e a situação de regularidade é inserida no histórico escolar do estudante, condição para a sua diplomação. Aos estudantes dos 2º e 4º anos que faltam à prova, desde que apresentem justificativa adequada, é oferecida nova oportunidade na Anasem subsequente. Aos estudantes do 6º ano que faltam, desde que apresentem justificativa adequada, é oferecida nova oportunidade de avaliação 30 (trinta) dias após a data do exame.

Não são divulgados ao público os dados identificados dos estudantes e dos cursos. O estudante recebe o seu resultado individual posicionado na escala de proficiência (100,10), em que a interpretação de seu desempenho é descrita e situada em um dos três níveis de proficiência: básico, adequado e avançado. O participante recebe, também, a média do desempenho de sua turma e a média nacional dos estudantes que realizaram a avaliação na mesma edição.

O coordenador de curso recebe os dados de seus alunos avaliados e a média de todos os alunos de todos os cursos do Brasil da mesma edição do exame, sem identificação, bem como a distribuição dos desempenhos desses alunos em cada nível da escala de proficiência.

Os processos relacionados à Anasem são realizados de forma articulada aos do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos no Exterior (Revalida).

Hoje, a Anasem está direcionada para as seguintes áreas de conhecimento da medicina: Área Básica, Especialidades, Medicina da Família e Comunidade.

A ênfase da avaliação não é dada aos conteúdos e sim às estruturas e aos processos mentais. Visa avaliar as competências cognitivas, que são o conjunto de ações e operações mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, ideias, situações, fenômenos e pessoas. Essa concepção de competência se prende a uma compreensão da inteligência humana que atua ou opera como uma estrutura de conjunto, não sendo possível destacar uma única operação mental como responsável por um determinado desempenho ou aprendizagem, mas um conjunto ou agrupamento delas que atuam simultaneamente na construção de conhecimentos.

As competências exigidas de todos os estudantes de Medicina são:

  • Comunicar-se por meio de diferentes recursos e linguagens (escrita, verbal e não verbal), no contexto de atenção à saúde, pautado nos princípios éticos e humanísticos;
  • Descrever e aplicar conceitos biológicos, psicossociais, culturais e ambientais que permitam entender os fenômenos normais e alterados no processo de atenção, gestão e educação em saúde, nos diversos ciclos de vida;
  • Buscar, organizar, relacionar e aplicar dados e informações com base em evidências científicas, para subsidiar o raciocínio clínico, com vistas à solução de problemas e à tomada de decisões, de forma a executar procedimentos apropriados aos diferentes contextos, garantindo a segurança dos envolvidos no processo de atenção à saúde; e
  • Mobilizar e associar informações obtidas a partir de diferentes fontes para construir, sustentar e compartilhar argumentação consistente e propostas de intervenção, individualmente e em equipe, em diferentes contextos, na defesa da saúde, da cidadania e da dignidade humana.