Prêmio Grandes Educadores - 1983

Prêmio Grandes Educadores - 1983

 

O Prêmio Grandes Educadores Brasileiros, criado pelo Decreto no. 88.719, de 15 de setembro de 1983, e tendo como sua Secretária-Executiva a professora Letícia Maria Santos de Faria, destinava-se a premiar monografias produzidas sobre a vida e a obra de educadores brasileiros já falecidos.

O prêmio tinha como objetivo estimular a produção científica de trabalhos históricos de alto nível, na área da educação, com a divulgação da obra de educadores brasileiros eméritos e falecidos, e serviu para trazer a público a vida e atuação de algumas personalidades até então pouco conhecidas no panorama nacional, além de lançar luz sobre aspectos desconhecidos da vida e obra de educadores já conhecidos nacional e internacionalmente.

Com frequência anual, a comissão julgadora designada selecionava os trabalhos de maior destaque para os prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar, com prêmios em dinheiro e tendo suas monografias publicadas e distribuídas pelo Inep. Além da monografia, os candidatos deveriam submeter informações sobre o educador abordado, como dados pessoais e profissionais, seus principais títulos e funções desempenhadas, discípulos ou orientandos que se destacaram, principais trabalhos realizados e descendentes ou familiares vivos.

Alguns dos educadores homenageados por monografias premiadas (e seus respectivos autores) foram: Manuel Luís Azevedo d’Araújo (Maria Thetis Nunes), Anísio Teixeira (Maria do Amparo Borges Ferro), Fernando de Azevedo (Nelson Piletti e Maria Luiza de Oliveira Penna Marques Moreira), Firmino Costa Pereira (Fernando Correia Dias), José Veríssimo (Antonio Adelino Marques Brandão) e Francisco Rangel Pestana (Maria Lúcia Spedo Hilsdorf).