Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec) - 1981

Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec) - 1981

 

No contexto da criação do CBPE, em 1953, Anísio Teixeira criou o Centro de Documentação Pedagógica para sistematizar os resultados da Campanha de Inquéritos e Levantamentos do Ensino Médio e Elementar (Cileme) e da Campanha do Livro Didático e Material de Ensino (Caldeme), além  de divulgar seus resultados. Surgiu assim a biblioteca do CBPE, que mantinha documentação relativa às necessidades dos estudos e pesquisas das diferentes divisões do Inep, repositório de bibliografia sobre Educação, uma completa Brasiliana, um cadastro bibliográfico de instituições educacionais e de educadores do Brasil e do mundo, bem como um Museu Pedagógico, além de filmoteca, discoteca, arquivo de fotografias e gravuras. Era o espírito do Pedagogium mantido vivo no coração do Inep.

O atual Centro de Informação e Biblioteca em Educação (Cibec), uma continuação da biblioteca do CBPE, foi criado em 1981 e é oriundo da fusão de onze bibliotecas existentes até então na sede do Ministério da Educação, em Brasília. É voltado à área da Educação, atua nos segmentos de Biblioteca e Arquivo, sendo também depositário de documentação do Inep e do MEC.

Histórico

1890 - Criação do Pedagogium, incluindo museu pedagógico e biblioteca.

1938 - A implantação do Inep abrangia uma Biblioteca Pedagógica e um Museu Pedagógico. A Biblioteca Pedagógica iniciou seu acervo com doações de 440 volumes, feitas pela viúva do professor Parga Nina e pelos professores Murilo Braga e Lourenço Filho.

1940 - Instalação da Biblioteca Pedagógica no décimo pavimento do Palácio Capanema. Em 1944, já contava com 8.318 volumes.

1953 - Criação do Centro de Documentação Pedagógica do Inep.

1955 - Foram instituídos o Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais e os centros regionais, que absorveram as atividades de documentação do Inep.

1958 - Reforma da Biblioteca Murilo Braga. O acervo atingiu o número de 30.447 livros, com 693 títulos de periódicos nacionais e 667 estrangeiros. Foram adquiridas 5.319 novas obras.

1963 - Contava com 41.691 obras, mais de 7 mil folhetos, 784 títulos de periódicos nacionais e 585 de estrangeiros.

1970 - Foi Instalado um Núcleo de Documentação Pedagógica do Inep em Brasília, no Edifício Gilberto Salomão, onde também foi montado um gabinete para o Diretor-Geral e uma pequena assessoria.

1976 - Considerada a mais completa na área de educação, contava com mais de 73 mil volumes. Diante da iminente mudança para Brasília, intelectuais e instituições cariocas conseguiram que a biblioteca do CBPE fosse doada à UFRJ, com o objetivo de constituir-se na biblioteca de pós-graduação em educação. O restante da coleção seguiu para Brasília.

1977 - Com a mudança para Brasília, a Coordenadoria de Documentação e Informação, formada por sete pessoas, foi dividido e apenas uma bibliotecária passou a cuidar da biblioteca com um acervo básico de relatórios e documentos oficiais.

1979 - A biblioteca foi instalada no Anexo I do MEC, para o qual o Inep foi transferido.

1981 - Na área de documentação e informação, iniciaram-se os trabalhos de planejamento do Sistema de Informações Bibliográficas em Educação, Cultura e Desportos (Sibe), em nível nacional, a fim de operar por meio de uma rede de bibliotecas e centros de documentação educacional, tendo como unidade central o Centro de Informações Bibliográficas do MEC (Cibec), constituído pelo acervo da biblioteca do Inep.

1992 - O CIBEC foi responsável pela implementação do Centro de Referências sobre Inovações e Experimentos Educacionais (Crie), que visava à constituição de um sistema de seleção e disseminação de experimentos e inovações educacionais que contribuíssem para a formulação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da educação básica.

1996 - Implantação do Centro de Referência e Difusão em Educação, resgatando as funções originais do Cibec.

1997 - Com o Inep transformado em autarquia, o Cibec iniciou a automatização dos seus serviços e produtos.

1998 - Reinauguração do CIBEC.

2001 - Criada a Diretoria de Tratamento e Disseminação de Informações Educacionais, destinada à divulgação de resultados e produtos dos sistemas de avaliação e de indicadores e estatísticas educacionais.

2003 - Consolidação do Cibec. Possui, hoje: Central de Atendimento ao Usuário; Biblioteca Virtual de Educação; Programa de Legislação Educacional Integrada e Thesaurus Brasileiro de Educação. O Centro oferece orientação quanto ao seu uso; seleção, catalogação, classificação e indexação de produções; atendimento às solicitações de publicações do Inep; Exposição de Obras Raras; além do Programa Conheça a Educação, com realização de palestras temáticas.